Como fazer a conexão da TI-84 Plus no Ubuntu Linux

28 06 2011

Olá a todos!

Peço desde já pelo longo jejum de posts, mas a vida na Faculdade de Engenharia não tem sido de fácil adaptação, e como o uso da calculadora se tornou muito menos regular, a disponibilidade não tem sido muita. E, por isso mesmo, agradeço a todos os que não têm parado de visitar este blog. E como recompensa, mais um post – tutorial, escrito à muito tempo, mas que ainda não tinha oportunidade de postar…

Como certamente saberão, o Ubuntu é, actualmente, uma das distribuições Linux mais populares da actualidade, pela sua simplicidade e facilidade de utilização para os novatos em Linux. Só que para os estudantes (e utilizadores de calculadoras TI em geral) um dos problemas de migração para este sistema operativo é a capacidade de conexão entre a calculadora e o computador, já que o software oficial não suporta outros sistemas operativos que não Windows e MacOS (o que, na minha opinião, é errado). Mas este problema tem solução: o TiLP (Tilp is a Linking Program). Os mais experientes provavelmente já conhecem esta solução, mas, para os mais novatos, fica aqui um pequeno tutorial.

1º – Para instalarmos o pacote que precisamos, necessitamos de activar os repositórios não-oficiais.

Para isso, vamos abrir o Synaptic: Alt + F2 > escrever gksudo synaptic > executar.

2º – Ir ao menu Configurações > Repositórios. No separador Software Ubuntu, activar todos os repositórios (tal como na figura abaixo). Depois de terminar, fechar o Synaptic.

3º – Abrir a consola ( Alt + F2 > escrever gnome-terminal > executar )

4º – Instalar o pacote tilp2 através do seguinte comando:

sudo apt-get install tilp2

5º – Finalmente o pacote tilp2 está instalado. Mas para funcionar a 100%, é necessário fazer-lhe uns pequenos ajustes. Primeiro, ligamos a calculadora ao computador. Em seguida, digitamos na consola tilp.

7º – Vamos escolher então em ‘Cable’ a opção ‘Direct Link’, e em ‘Calc’ a opção TI84+. Vamos também colocar um visto na opção ‘ USB scan at startup ‘. Em seguida, clicamos em Ok. Reiniciamos o programa.

8º – Note-se como agora já aparece o nome da nossa calculadora no ecrã. Para termos acesso a todo o seu conteúdo, basta carregar no botão Dirlist. Agora, para transferir ficheiros de um lado para o outro basta arrastá-los, tal como no TI Connect.

Nota: Este artigo foi elaborado ainda com a versão 8.04 do Ubuntu Linux, e uma vez que sou utilizador de Debian, não tive a oportunidade de testar nas versões mais recentes. Deverá, em teoria, funcionar, mas para qualquer correcção/sugestão, podem, como sempre, deixar um comentário.😉


Ações

Information

5 responses

8 11 2011
Joao Gonçalves

Boas!!! Também tenho a calculadora TI-84 plus SE e como estudante de Engenharia procuro um programa de interpolaçoes que me faz imensa falta!!! Mas ja me fartei de procurar e nao consigo encontrar…Talves o nome do programa esteja com outro nome, nao sei!! Por acaso nao me podes dar uma ajudinha?!!:)

23 01 2012
Catarina

Olá, encontrei este blogue nas minhas pesquisas e parece-me bastante interessante e útil.
Ando com um problema que espero que alguém mo consiga resolver, pois espero que seja uma situação comum e com solução, do que só azar meu. Quando comprei a minha primeira Ti84 instalei o notefolio e passei para lá os meus apontamentozitos todos, tudo direitinho. Passado uns tempos comecei a ter problemas de conectividade, pensei que poderia ser do meu computador, mas experimentei a máquina em dois computadores diferentes e aconteceu-me o mesmo. Pensei então que o problema de conectividade se devesse à máquina, levei-a à loja e falei do problema que tinha, resumindo, deram-me uma nova. O problema é que a saga volta a repetir-se, sendo que, desta vez até usei menos a máquina para esse tipo de coisas, pois pensei que da primeira vez pudesse ter a ver com o uso que lhe dei.
Conclui que não teve nada a ver com isso, e tenho a dizer que trato muito bem a máquina, está praticamente como nova. Tenho ainda a referir que vieram cabos novos com a máquina, por isso não consigo perceber o problema. Alguém me poderá ajudar? Agradecia🙂.

Catarina.

12 02 2012
Alexandra Dias

Olá.
Quero passar alguns programas para a máquina, mas está a ser impossivel. acho que tenho de instalar o notefolio na própria máquina. estou correta?

12 02 2012
Catarina

Olá, Se queres passar ficheiros de texto do notefolio para a máquina, sim tens de instalar o notefolio na máquina, mas se queres passar programas (prgm) não, tens é de ter o ti device explorer instalado no teu computador para ele te reconhecer a máquina e poderes passar.
Não sei se era essa a tua dúvida.

7 05 2013
Gonçalo

Boas, o post é muito util! Mas tenho um problema, tenho o ubuntu 12.04 e o tilp2 passa a vida a deixar de responder quando movo ficheiros com mais de 10 kb para a calculadora… para alem de não saber nenhum programa para criar documentos de texto para a mesma (já tentei com o bloco de notas e depois mudar o tipo de ficheiro para .8xp ou .8xv mas o programa não o reconhece…

Deixe uma Resposta

